Ligue (11) 3924.2320 ou 9 9366.3100 (WhatsApp) - Dias úteis das 10 às 18h

Q
Q

Separei neste artigo 7 dicas interessantes sobra Aulas de Violão para Iniciantes.

aulas-de-violão-para-iniciantes

Antes, uma pergunta: você já se imaginou dominando a leitura de partituras e tablaturas, tocando as suas músicas favoritas no violão?

Para sentir essa sensação incrível, o primeiro passo é começar! Se você não sabe como e quando começar, a partir de agora vai ter todas as informações que precisa para dar o primeiro passo e fazer com que esse objetivo se torne uma realidade!


1ª Dica – Quando começar a fazer Aulas de violão?

A resposta é uma só: agora mesmo! Para que esperar? Se você tem um violão em casa ou está com vontade de comprar um instrumento como esse, deve fazer isso neste instante, sem pensar se vai ou não conseguir aprender.

Não tem idade para aprender a tocar um instrumento musical. Mesmo porque você vai perceber que violão para fazer aulas de violão para iniciantes não é tão difícil assim, portanto, não importa que você não domine todos os conhecimentos sobre as notas musicais, ritmos, batidas e cifras.

Até as crianças podem se dedicar a aprender a tocar violão, sobretudo a partir dos sete anos. É uma idade boa porque a criança já está alfabetizada, mas vai precisar aprender a ler os símbolos musicais, e isso pode levar um tempo, mas ela tem capacidade plena de aprender.

Além disso, aprender a tocar violão estimula a inteligência musical e deixa a criança mais tranquila, isso já está comprovado e são as principais razões que levam os pais a incentivarem os filhos.


2ª Dica – Começar com um violão mais simples

O primeiro passo do violão para iniciantes é ter um violão! Antes de comprar o seu, você pode pedir emprestado o instrumento de algum amigo ou parente, para se familiarizar com ele e se convencer ainda mais de que deseja aprender a tocar.

Quando decidir que está na hora de comprar o seu próprio instrumento, lembre-se que a melhor opção para começar suas aulas de violão para iniciantes é ter um modelo de violão mais simples e barato. Assim poderá levá-lo para onde quiser, sem muita preocupação, e também permitir que outros toquem no seu violão, assim você poderá ver e observar como fazem.

Se você gostar desse hobby, à medida que for aprendendo mais, pode ir adquirindo violões de mais valor. Uma dica para economizar é investir em um semi-novo ou usado.


3ª Dica –  Aulas de Violão para Iniciantes: sozinho ou com professor?

Agora é hora de decidir se você vai aprender violão sozinho ou com um professor. Ou ainda se prefere aulas online ou presencial.

Existem muitos métodos de violão para iniciantes, que permitem aos interessados aprenderem sozinhos! Nas bancas de jornais, é possível encontrar inúmeras revistas e, na internet, tutoriais e aulas em vídeo, que vão desde os níveis mais básicos até os mais avançados.

Você pode aprender a tocar violão sozinho, mas saiba poucas pessoas que conseguem dominar essa prática sem terem passado por um instrutor…

Ao optar pelas aulas, você vai aprender mais rápido, terá uma orientação adequada e alguém para tirar as suas dúvidas, por isso, pense bem!


4ª Dica – Se optar por aprender sozinho…

Caso você decida começar a aprender sozinho, deverá se munir de materiais e métodos de violão para iniciantes! Adquira livros, revistas, pesquise sites e vídeos na internet.

Se tiver algum amigo que saiba tocar, peça umas dicas e não deixe de pesquisar sobre os conceitos técnicos, como ritmo, cifras e acordes. Isso vai ajudar muito na hora de tocar.

A melhor opção nesse caso, com certeza é um Curso de Violão Online, com vídeo-aulas e amplo material de apoio, que você poderá acessar pela internet, bastando apenas ter um computador e a conexão online.


5ª Dica – Conhecendo o violão

Se estamos falando de aulas de violão para iniciantes, é muito importante você conhecer bem o instrumento, não é mesmo? Então, vamos falar sobre as cordas do violão!

Prefira cordas de nylon (branco), pois são mais macias, facilitando a montagem dos acordes no começo do estudo. E não machucam a ponta dos dedos (da mão esquerda, para quem é destro)!

A primeira corda, que fica na parte de baixo, é a mais fina e de som mais agudo, correspondendo à nota MI; a segunda produz o som da nota SI; a terceira é a SOL; a quarta tem o som de RÉ; a quinta de LÁ e a sexta é a mais grossa e de som mais grave, que reproduz a nota MI.

Lembre-se de que, para contar as cordas do violão, é sempre de baixo para cima. E cada corda leva o nome da nota musical cujo som ela reproduz.

Esse é um conhecimento extremamente básico, mas que deve estar bem fixado na mente de quem for se dedicar!


6ª Dica – Qual estilo musical aprender?

Quando você vai começar a aprender tocar violão, geralmente começa pelo estilo popular, que é o mais fácil.  Mais pra frente, pode optar pelo clássico, solo, ou outros. É claro que, com o tempo, você poderá dominar todas esses estilos, mas, para começar, é importante saber pelo menos as diferenças entre eles.

No estilo popular, as aulas de violão para iniciantes se dá principalmente por cifras musicais. Por isso, para que a música seja tocada da maneira certa, o aluno terá que cantá-la ou então ter o solo para poder acompanhar. Nessa hora, o tipo de método e escrita musical faz muita diferença, e a notação musical universal permite que você toque uma música mesmo sem conhecer a letra ou a melodia!

Já no estilo clássico, você vai ter que dominar a leitura da partitura, pois ela é a base de tudo.Um bom começo é aprender a ler e solfejar com um método com áudios gravados, que facilitam o aprendizado inicial.

Quem quiser aprender violão solo, vai sentir a necessidade de dominar a técnica das mãos direita e esquerda,  harmonia e o improviso. Essa área exige mais estudo e dedicação do aluno.


7ª Dica – Seja persistente e tenha disciplina

A maior vontade de quem começa a estudar violão é poder tocar suas primeiras músicas o mais breve possível. Mas saiba que mesmo o violão sendo o instrumento mais popular do Brasil, você precisa de um certo tempo de estudo, persistência e dedicação para tocar suas primeiras músicas nele.

Não se apresse em dominar os primeiros acordes e batidas, tirando um som “limpo” do instrumento, apenas para tocar uma ou outra música. É muito mais interessante você aprender os conceitos e técnicas básicas certos primeiro, e assim logo vai começar a tocar suas músicas selecionadas uma atrás da outra.

Você que é iniciante no violão, poderá aprender facilmente 64 batidas diferentes no violão com um material prático e dinâmico,  perfeito para estar na estante de quem está começando. E se quiser uma opção online, tem o Kit Ritmos no Violão Online

Olá, posso ajudar?
Clique e envie sua mensagem!
Powered by
0