Ligue (11) 3924.2320 ou 9 9366.3100 (WhatsApp) - Dias úteis das 10 às 18h

Q
Q

Todos aqueles que gostam de aprender e se interessam muito pela música, com certeza não poderiam deixar de estudar as famosas cifras de músicas, não é mesmo?

bb

Por isso, resolvemos falar um pouco mais sobre as cifras de músicas para que você possa ganhar ainda mais conhecimento em relação ao assunto.

As cifras de músicas nada mais são do que uma notação para se representar os nomes dos acordes. A nomenclatura considera básica para as notas são as seguintes:

C –> dó

D –> ré

E –> mi

F –> fá

G –> sol

A –> lá

B –> si

Sendo assim, agora fica fácil destacar que os acordes também acabam sendo identificados com esta notação. Nas cifras de músicas o nome do acorde normalmente recebe o nome da nota fundamental de 1° grau do acorde.

Por exemplo, é chamado de C (Dó) um acorde formado pela tríade C, E e G. Geralmente essa acaba sendo a nota mais grave, a qual esta no baixo do acorde. Porém, este detalhe do baixo não é nenhuma regra, pois o acorde poderá estar invertido.

Significado das cifras de músicas

Existe um termo muito utilizado o qual é “cifrar” uma música, o que significa escrever todos os acordes em uma ordem em que eles possam aparecer dentro de uma música.

Normalmente isso é realizado em cima de uma letra de música, tendo como intuito mostrar o ponto exato em que o acorde deverá ser tocado, como por exemplo:

C

Atirei o pau no gato – to

F

Mas o gato – to

C

Não Morreu – reu – reu

Sempre procure decorar a simbologia das cifras as quais foram demonstradas acima caso você ainda não saiba. Escreva em um papel todas as notas tentando utilizar a sua representação e tente mentalizar qual nota cada letra esta se referindo.

Em pouco tempo esta leitura se tornará automática e você estará dominando tudo em relação as cifras de músicas.

Quer aprender mais? Clique aqui e descubra os diversos tipos de partitura. Outra matéria muito interessante é Esta, onde falamos de como ler e entender as cifras.

 

 

 

1
Olá, posso ajudar?
Clique e envie sua mensagem!
Powered by
0