Como Aprender a Tocar Violão Passo a Passo 7 Dicas ImportantesQuer saber como aprender a tocar violão passo a passo? Eu leciono e toco violão profissionalmente há muitos anos e sei que quando você souber como tocar suas primeiras músicas nesse instrumento, você vai achar que o violão foi a melhor escolha que podia ter feito!

Então, pra você que DECIDIU aprender como tocar violão, e vai dar seus passos iniciais a partir de hoje, meus Parabéns!

O Violão é, com certeza, o instrumento musical mais conhecido e tocado no mundo todo. E as razões disso são muitas:

  • O tempo relativamente curto de aprendizado;
  • O preço relativamente baixo do instrumento;
  • A facilidade de transporte (você pode levar onde quiser);
  • A quantidade de material disponível para consulta (tanto virtual quanto impresso);
  • O timbre ou sonoridade do violão, que conquista qualquer pessoa.

Com ele você pode se divertir muito – e divertir muitas pessoas também!  E pode ainda fazer um “bom som”, de uma forma bem mais rápida que com outros instrumentos musicais.

Saber tocar um instrumento musical pode ser uma experiência muito gratificante e prazerosa, não acha? Além da satisfação pessoal de estar tocando, você ainda pode ter a admiração dos seus amigos, colegas e parentes. Ou mesmo de desconhecidos!

O violão continua sendo um dos instrumentos que muitos músicos profissionais começam a dar os seus primeiros passos. Mas, o que parece surgir como uma espécie de “dom natural” em algumas pessoas, pode ser uma dificuldade para outras…

Antes de mais nada, deixo claro que darei 7 dicas e não aulas de teoria sobre como aprender a tocar violão passo a passo. Mas são 7 Dicas Valiosas e Importantes, para todos aqueles que quiserem aprender violão, principalmente os iniciantes de violão.

Como já disse, tenho muitos anos de experiência com o violão, seja lecionando para todos tipos de pessoas, formações e idades, seja tocando profissionalmente em grupos ou individualmente. E essas dicas já ajudaram muitas pessoas, pode acreditar!

Baixe o Ebook Grátis Como Aprender Violão 3X Mais Rápido

1º Dica – A Vontade de Aprender e o Método Correto

Os 2 Fatores Decisivos para voce Aprender a Tocar Violão - como aprender a tocar violão passo a passo

 A primeira e mais importante dica sobre como aprender a tocar violão passo a passo, é que você deve ter duas coisas claras e definidas pra começar: A Vontade de Aprender e o Método Correto Um método que funciona pra você!!!

Independente do seu nível musical, você precisa da Vontade de Aprender e de um Método correto, se quer mesmo aprender ou se aprimorar no violão.

Se você tiver apenas a vontade de aprender, SEM um bom método, poderá até conseguir tocar razoavelmente, meio de “ouvido” como dizem por aí. Mas ficará limitado, e vai chegar uma hora que você mesmo irá se cobrar e vai procurar alguma forma melhor de se aprimorar, seja um curso online ou presencial ou outros meios, com certeza.

Se você tiver apenas um bom método, ou mesmo o Método Correto e perfeito para você, mas NÃO tiver força de vontade de aprender, dificilmente conseguirá tocar alguma música perfeitamente, por mais simples que ela seja. Nós, seres humanos, somos movidos por nossa poderosa VONTADE. A ela submetemos tudo o que nos cerca. Acredite nisso!

Agora, uma vez que você DECIDIU iniciar e estudar violão, ou então melhorar mais o que já sabe, sempre vale a pena buscar o Melhor Método de estudo e aprendizado, CONCORDA??

E junto com a vontade e o método correto, você tem que ter disciplina, praticar todos os dias nem que seja um pouco, pois só assim é que vai chegar lá. Não existe mágica aqui…

Os demais passos são meio que “consequências” deste passo inicial. Vejamos então as outras dicas de como aprender a tocar violão passo a passo.

2º Dica – Conhecendo e identificando as partes do violão

Estrutura do violão - a origem do violão - história do violão - Como aprender a tocar violão passo a passo

 As tarraxas: São usadas para afrouxar ou apertar as cordas, a fim de mudar a afinação de cada uma delas. Elas servem para afinar o violão.

O braço: É a parte mais longa do violão. É nela que vamos encontrar os trastes, que são divisões metálicas que separam todo o braço do violão em diferentes casas.

O corpo: É onde se encontra uma abertura – a boca do violão – que é muito importante para projetar o som do instrumento.

 O Tampo: Corresponde ao corpo do violão. A sonoridade pode variar de acordo com o tamanho, formato e madeira usada na confecção do instrumento.

O Rastilho: É a parte do instrumento onde se prende as cordas.

O Cavalete: Serve de suporte para prender o Rastilho na altura correta.

A Boca: É o Orifício localizado no corpo do violão, por onde o som se propaga.

As Cordas: Parte fundamental onde são produzidas as notas musicais. O som é formado a partir da casa pressionada no braço do instrumento.

Os Trastes: Dividem o braço do instrumento em casas – geralmente em 19 casas – de maneira a alcançar a altura correta das notas.

As Casas: Indicam exatamente a localização das Nota musicais.

A Pestana: Serve como apoio para as cordas, direcionando-as para as tarraxas.

Baixe o Ebook Grátis Como Aprender Violão 3X Mais Rápido

3º Dica – Posturas para Tocar Violão, para Tocar Mais Fácil

Existem duas formas para segurar e tocar o violão. Ambas são corretas, embora uma delas seja a mais usada, principalmente na música popular.

A primeira é chamada de “postura erudita”, onde o violão ficará apoiado em sua perna esquerda. Pode ser usado um apoio de pé para facilitar essa postura. A outra é a “postura popular”: o violão fica apoiado em sua perna direita, como no vídeo. Essa é a postura mais usada, tanto para homens como para mulheres.

O importante, seja qual for a que você escolher, é que o violão fique bem firme, apoiado na perna e peito, e que os braços e mãos do violonista estejam livres para se movimentar.

Para segurar o violão no modo mais usual, sente-se reto na cadeira e coloque o corpo do violão sobre sua perna direita. O corpo do violão tem que estar encaixado em sua perna.

Agora repouse seu braço direito em cima da maior dobra do corpo do violão, de modo que seu antebraço possa se movimentar com facilidade. Veja a demonstração abaixo.

4º Dica – Nomes e Sinais dos dedos da mão direita e esquerda

Essa parte é bem simples, mas é muito importante você conhecer e saber onde posicionar a sua mão, e quais dedos devem segurar ou tocar nas cordas. 

Cada dedo da sua mão esquerda corresponde a um número de 1 a 4 (ver imagem abaixo), começando pelo dedo indicador como na foto abaixo; Já sua mão direita, cada dedo corresponde ao nome normal como, “polegar, indicador, médio e anular”.

mãos violao - Como Aprender a Tocar Violão Passo a Passo 7 Dicas Valiosas

5º Dica – AFINAÇÃO

Uma vez que já conhecemos o nosso instrumento, a primeira coisa a fazer agora é AFINÁ-LO! Sem afiná-lo você não vai a lugar nenhum…

E como fazer isso? Com os afinadores específicos para violão! Têm diversos modelos no mercado, desde os mais simples até os sofisticadosUma excelente opção – e gratuita! –  são os aplicativos para celulares! Busque e você vai encontrar muitas opções de afinadores para violão, e a grande vantagem é o preço!

 Para afinar o princípio é simples: Se a corda que você estiver afinando, o “cursor” do afinador marcar antes dos 440 Hz (centro), a tarraxa tem de ser apertada. Se o cursor estiver depois dos 440 hz, a tarraxa deve ser solta.

Não importa por qual corda você vai começar a afinar se está usando o afinador. Apenas confira se todas estão afinadas!

  1. Primeira corda (mi) – a mais fininha
  2. Segunda (si)
  3. Terceira (sol)
  4. Quarta (ré)
  5. Quinta (lá)
  6. Sexta (MI) – a mais grossa

Você também pode afinar “de ouvido”, coisa que no começo é muito difícil fazer… Para isso, terá que afinar corda a corda. Assim, cada corda que afinar será a referência para a próxima.

A afinação correta do seu violão é muito importante, pois com o violão desafinado todas as músicas tocadas vão parecer estar erradas…. Fiz um vídeo onde mostro como afinar o violão com um Afinador. Veja abaixo e aprenda todos os detalhes!

Uma observação: Não é fácil para um iniciante no violão afinar seu instrumento! Aprender a afinar é algo que leva tempo. E se você não afinar do modo correto e com cuidado, poderá quebrar as cordas do violão e terá de trocar aquela que partiu… Esse afinador que uso é um modelo da Korg

6º Dica Posição ou postura correta das mãos para tocar violão

O princípio que você deve seguir para ter uma boa postura das mãos no violão será o de manter ambas, independentemente do que vai tocar, na posição natural dos braços e mãos, ou seja, numa posição de relaxamento.

 Apesar de isso ser simples, colocar em prática este princípio não é muito fácil. Leva-se um determinado tempo para entender e pôr em prática esta ideia de ter que estar na posição de relaxamento, e ainda assim tencionar quando for preciso.

 Posição da mão esquerda

 Os passos mostrados aqui são para os destros. Se você é canhoto, basta apenas substituir os nomes pela outra mão!

A mão esquerda percorrerá o braço do violão mantendo sempre o polegar atrás, de forma que a ponta desse dedo não seja visível por alguém que esteja à sua frente.

As cordas devem ser presas com os dedos bem curvos, exceto quando se fizerem posições com pestana, nas quais o dedo indicador prenderá todas as cordas na posição vertical. As unhas dessa mão devem estar cortadas para os dedos premirem as cordas sem dificuldade.

A posição correta dos dedos, assim como a força usada para pressionar as cordas, são de grande importância para obter uma boa sonoridade. A pressão do dedo polegar no braço do violão deve estabelecer o equilíbrio com a pressão dos outros dedos que prendem as cordas. Com a prática você aprenderá a empregar a pressão mais conveniente.

O polegar vai ficar atrás do braço, o mais em pé possível, mantendo o resto dos dedos o mais perpendicular possível ao braço do violão. Veja a imagem abaixo para você entender:

Posição da mão direita 

Na maioria das vezes que um iniciante está aprendendo a tocar violão, a tendência maior é se preocupar muito com a mão que faz os acordes. Mas é muito importante para você que quer progredir e tocar bem de verdade, cuidar também da mão direita, que é a mão que vai fazer os ritmos e batidas.

É a mão direita que faz as batidas e dedilhados no violão, e é a maior responsável pela dinâmica, swing, expressão, identidade musical e pegada do violonista.

A dinâmica, a divisão rítmica, a forma com que são feitos os movimentos, a forma de pensar na música, dentre várias coisas, são algumas das características que mostram a pegada do violonista no instrumento

Estude e foque muito na mão que faz os ritmos e batidas, pois ela será responsável por boa parte de seu progresso no violão. Com o tempo você vai adquirir uma forma pessoal de tocar cada música, e com certeza isso fará diferença em seu som e forma de tocar violão.

7º Dica – Conhecendo as CIFRAS ou CIFRADO

A Cifra ou Cifrado é um sistema de notação musical usado para indicar, através de símbolos, letras e números, os acordes a serem executados por um instrumento musical, como por exemplo uma guitarra, um violão, piano, etc.

Veja abaixo um resumo das Cifras ou Cifrado Universal

Letras usadas:

A = Lá
B = Si
C = Dó
D = Ré
E = Mi
F = Fá
G = Sol

Números mais usados Junto com as cifras ou cifrado:

6                      7                      9                      11                    13

Principais sinais usados junto às cifras:

(    #     )     SUSTENIDO                                (   m    )      MENOR

(        )     BEMOL                                        (     º    )      DIMINUTA

EXEMPLOS DE ACORDES

CIFRA                                                    COMO SE FALA

C        …………………………………….  Dó  maior
Dm     …………………………………….  Ré  menor
Eb        …………………………………..  Mi  bemol  maior
Bb        …………………………………..  Si  bemol maior
F#        …………………………………… Fa  sustenido maior
Gbº     ……………………………………. Sol  bemol  diminuto
A 7       …………………………………… La  maior com  sétima
Bm7    ……………………………………. Si  menor  com  sétima
C7+       …………………………………… Dó  maior com sétima maior
Gm6     …………………………………… Sol  menor  com  sexta
Em/ D  ……………………………………. Mi menor com baixo em Ré

As cifras são utilizadas principalmente na música popular. Geralmente vem colocada acima das letras de uma música, indicando o acorde que deve ser tocado em conjunto com a melodia principal, ou para acompanhar o canto.

Este tipo de notação ou escrita indica ao executante qual acorde que ele deve usar, mas deixa a sua sensibilidade musical – ou interpretação – responsável pela maneira exata na qual ele executará os acordes.

A Notação Musical Universal é a mais exata e precisa para o cifrado, pois permite que você toque as músicas mesmo sem conhecer a melodia ou letra!

 Qual a diferença entre notas e acordes? 

Notas musicais são a representação do som na partitura. São únicas e só tem 7 no total: “Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si”. Cada corda do violão corresponde a alguma dessas notas musicais. E quando tocamos várias cordas juntas, ao mesmo tempo, temos um acorde.

Então, um acorde é um som formado por várias notas musicais, tocadas simultaneamente. Todo  acorde tem no mínimo 3 notas, e no violão, no máximo 6 notas musicais.

Se Você já tem a Vontade de Aprender, Agora é Começar!

O que você tem de fazer agora é pegar seu violão e começar seus estudos, principalmente a parte prática. E o Método correto nessa hora é fundamental!

Você pode também selecionar algumas músicas que quer aprender – de preferência com poucos acordes, uma vez que está iniciando – e começar a treiná-las! As músicas também funcionam como exercícios, desde que sejam adequadas ao seu nível musical.

Você deve ouvir muitas vezes a música que quer aprender, para conhecê-la melhor, além de saber exatamente onde tocar os acordes, fazer as mudanças e acompanhar o seu ritmo certo. Playbacks para estudos com os solos da música, ajudam muito nessa hora.

E saiba que uma vez que você está iniciando no violão, não espere “logo de cara” a perfeição! Você, nas primeiras vezes, não vai tocar exatamente igual a gravação! Por isso mesmo, pratique e treine muitas vezes a mesma música, o mesmo trecho, o mesmo exercício.

O ritmo, as batidas e dedilhados você conseguirá aprender com o tempo e a dedicação. Comece a tocar com batidas primeiro, que é mais fácil, até conseguir o ritmo certo.

Depois com o passar dos dias e dos treinos, comece a praticar os “dedilhados” – que é tocar uma corda de cada vez – SEMPRE começando com o “baixo” do acorde, que é a corda mais grossa do violão.

Está pronto para continuar? Dica Extra…

Se você quer aprender a tocar violão de verdade, a coisa mais importante que você precisa é começar com um método ou roteiro correto e seguir as orientações dele. Esse método deve ser simples e prático, e vai guiar você facilitando seu progresso e estudos.

Pensando nisso, fiz um roteiro bem legal pra você – em uma série de emails – explicando e mostrando várias dicas importantes pra você começar e enriquecer seu conhecimento sobre o Violão.

Acesse aqui, cadastre-se, escolha seu nível musical e receba gratuitamente dicas e materiais de apoio para o violão!

Quer Saber Como Aprender a Tocar Violão passo a passo mais Rápido?…

Agora que já viu como aprender a tocar violão passo a passo, já tem uma ideia geral de como se tornar um bom violonista.

E se você quer de verdade aprender a tocar violão, então voltamos ao primeiro passo, que é a VONTADE DE APRENDER junto com o MÉTODO CORRETO.

Você precisa fazer então as melhores aulas de violão para iniciantes – ou do nível que está – com uma didática e método já comprovados, que ensinam como tocar violão do zero até um estado mais avançado.

Para iniciar “do começo” no violão, uma das melhores opções, que inclusive pode fazer você aprender mais fácil e ganhar tempo nos estudos, é o Curso Básico Online Top Master Violão! 

Baixe o Ebook Grátis Como Aprender Violão 3X Mais Rápido

Agora se você já sabe o básico do violão e quer alcançar um outro nível, veja o Curso Intermediário Online

E para quem já está no nível Avançado, a recomendação é este Ebook com Vídeos e Áudios

Nunca é tarde para aprender! Comece hoje e realize seu sonho de tocar violão em pouco tempo!

0