Ligue (11) 3924.2320 ou 9 9366.3100 (WhatsApp) - Dias úteis das 10 às 18h

Q
Q

O choro no violãoFalar do choro ou chorinho – que é o primeiro gênero musical autenticamente brasileiro –  e falar de Como tocar Choro no violão, é quase uma redundância…

Isto por que o violão é um dos instrumentos musicais mais populares, principalmente pelo fato de que a sua prática não é só profissional, como ocorre com o violino, oboé, piano e outros.

Mas, o violão é um instrumento musical mais popular e acessível, motivo pelo qual, tanto amadores, quanto profissionais, se interessam pelo aprendizado do mesmo.

E, pra quem vai começar a tocar violão, muitos são os ritmos e as batidas que podemos tentar com o mesmo, principalmente pela facilidade em tocar ritmos como o sertanejo, as músicas populares brasileiras e, até mesmo, batidas internacionais.

Mas um ritmo que certamente é muito aclamado por quem toca violão é o choro, ou carinhosamente chamado “chorinho”.

Choro ou Chorinho: Que estilo é esse?

O choro é um estilo bem “clássico” e sua essência é extremamente brasileira. Quem não nasceu no Brasil dificilmente entenderá o que é o choro, assim como temos dificuldade em popularizar o jazz, por ser essencialmente norte-americano.

O choro – ou chorinho – é um ritmo e gênero musical que faz parte da própria alma brasileira, afinal, o ritmo é muito similar com a nossa essência, se relacionando fortemente com a própria cultura brasileira. É o primeiro gênero musical autenticamente brasileiro!

O choro surgiu como uma junção entre os ritmos europeus com os afro-brasileiros, após a época de colonização no país.

Os principais instrumentos harmônicos para tocar o choro são o violão, o violão de 7 cordas, como também o cavaquinho, instrumento de origem portuguesa.

Já os instrumentos solistas mais usados são a flauta, o bandolim, o clarinete, o saxofone, o acordeon, o piano, e até outros como a gaita de boca, o cavaquinho, o violão tenor, etc.

A origem da palavra “choro” ainda é desconhecida, mas muitos acreditam que ela deriva de “xolo”, que nada mais é do que um baile da época colonial que envolvia os escravos negros. O nome foi dado por ser um ritmo realmente mais choroso, que começou com apenas um grupo aos finais de semana e não tardou para se tornar uma forma de tocar violão.

Com características muito próprias, como é o caso, por exemplo, da improvisação, o choro ou “chorinho” é um dos ritmos mais abrasileirados para se tocar no violão.

Como tocar Choro no Violão

Há quem diga que o choro no violão não envolve unicamente técnica, mas também conhecimentos próprios sobre o seu ritmo e origem.

Por mais que o som seja produzido com qualidade, e a técnica já seja bem apurada, o ritmo e a interpretação devem ser bem desenvolvidos e característicos, para que ocorra a verdadeira forma e linguagem desse estilo musical, que realmente exige muito cuidado por parte de quem toca choro no violão.

Assim, o estilo musical demanda de muita intimidade com o instrumento e de conhecimento dos ritmos brasileiros para que ocorra da melhor forma, e não pareça uma máquina ou computador tocando…

A partir do momento em que essa essência é sentida por quem está tocando, tocar qualquer tipo de chorinho será uma tarefa mais simples para o músico ou violonista.

Entre os choros mais conhecidos, podemos destacar músicas como “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, “Doce de Coco” e “Noites cariocas”, de Jacob Bitencourt (Jacob do bandolim), “Chorando Baixinho”, de Abel Ferreira, “Cavaquinho Seresteiro”, de W. Azevêdo, “Odeon” e “Brejeiro” de Ernesto Nazareth, “Ou vai ou racha”, de M. Gennari Filho, e muitos outros ainda.

Para tocar choro no violão você pode pesquisar e encontrar uma série de métodos e vídeos que demonstram tanto amadorismo, como práticas profissionais para aprender a tocar esse ritmo.

O choro no violão é tocado de uma maneira leve, e exige prática e constância frequente por parte de quem o toca. Ao pesquisar sobre esse tema, você pode encontrar vídeos e muitos outros materiais que são essenciais para você, que está aprendendo a tocar choro no violão e quer se especializar nessa prática.

Aprenda com a gente!

Além dos vídeos de choro no violão que você pode encontrar por aí, destacamos que no Violão Samba e Choro você pode encontrar um método específico para Samba e Choro no Violão com tudo que é necessário para dominar essas linguagens musicais!

Ebook Violão Samba e Choro 1 e 2 com videos - Aprender a Tocar Violão

Também tem uma série de e-books especializados, que auxiliam os interessados que querem aprender a tocar choro no violão com toda a essência dessa linguagem musical, que como já sabemos, deve ser sentida para que esse gênero musical realmente cumpra com os seus objetivos.

Se você ainda é iniciante no violão, não tem problema! No ‘Violão Samba e Choro’ você conta com cursos e métodos, tanto básicos, quanto para o nível intermediário e avançados.

Assim, você pode ter acesso aos primeiros cursos que são essencialmente básicos, e com a técnica aprendida e os métodos iniciais já “aprendidos”, partir também para os cursos intermediários e avançados.

Além disso, o site também conta com um método exclusivo para o violão 7 cordas, que é específico para o choro e samba, e é um instrumento um pouco mais complicado na sua técnica e execução.

Se você quer aprender como tocar Chorinho, especialmente como tocá-lo no violão, você pode contar não só com os métodos e cursos do site, como também com e-books com vídeos e áudios do ‘Violão Samba e Choro’!

1
Olá, posso ajudar?
Clique e envie sua mensagem!
Powered by
0