Ligue (11) 3924.2320 ou 9 9366.3100 (WhatsApp) - Dias úteis das 10 às 18h

Q
Q

A Diferença entre Violão Popular e Clássico ou erudito é uma dúvida muito comum quando o assunto é música, principalmente entre aqueles que estão indecisos em qual estilo começar, ou até entre os que já são iniciantes no violão.

Outra situação, é quando vamos buscar informações numa escola ou instituição, ou mesmo com conhecidos nossos. Normalmente somos indagados, assim: “Você vai estudar violão clássico ou popular?”

Essa diferença ou resposta, dá margem a uma discussão interessante, que vamos ver a seguir!

Qual a Diferença entre Violão Popular e Clássico

 

Qual a Diferença entre Violão Popular e Clássico ou erudito?


Existe basicamente dois tipos de respostas para essa pergunta. Uma delas é a forma mais comum e genérica, e que é aceita pela maioria das pessoas; e há também outra forma, mais técnica ou rebuscada, de se falar sobre esse tema.

Uma resposta genérica seria assim: Talvez o principal fator que determina se um músico é um violonista clássico ou popular, é o REPERTÓRIO que ele tem, ou seja, as músicas que ele toca.

Mas não só o repertório é o único fator decisivo, porque, por exemplo, um violonista clássico pode tocar músicas populares, e vice-versa…

Então, para entender a diferença entre violão popular e clássico, é preciso entender primeiro a diferença entre música clássica e música popular!


A Diferença entre Música Clássica e Música Popular


Segundo a Wikipédia, “Música clássica, música de concerto ou música erudita é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental. Abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente e segue cânones preestabelecidos no decorrer da história da música. Apesar do nome que remete a algo do ‘passado’ ou ‘antigo’, esta variedade de música é escrita também nos dias de hoje, através de compositores do século XXI que criam obras inéditas, originais e atuais.”

E ainda segundo a Wikipédia: “Música popular é qualquer gênero musical acessível ao público em geral. Distingue-se da música tradicional por ser escrita e comercializada como uma comodidade, sendo a evolução natural da música tradicional, que seria a música de um povo transmitida ao longo das gerações. Como o nome mesmo já diz, é a música do povo.”

Mas, antes de tirar conclusões definitivas, é preciso deixar claro que em muitos momentos, é quase IMPOSSÍVEL DIFERENCIAR se uma música é clássica ou popular. Essa é uma discussão que pode se tornar muito complexa…

Sabendo disso, vamos então ver e comparar as principais características e quais as diferenças entre violão popular e clássico ou erudito.

 

Características do Violão Popular 


O violão popular geralmente faz o acompanhamento de ritmos e músicas populares, como mpb, samba, bossa nova, música sertaneja, blues, xote, dentre muitos outros ritmos de todo o Mundo.

Em geral, na música popular, o violão faz o ritmo e os acordes – a harmonia – da música. A melodia principal é, em geral, cantada ou tocada por outro instrumento musical , como uma flauta, piano, sax, etc.

Apesar do principal papel do violão na música popular ser o de harmonizar e acompanhar outros instrumentos ou cantores, também pode fazer o papel de melodia principal e ser acompanhado por outros instrumentos. Veja esse vídeo pra conferir…

No Violão Popular você pode tocar mais livremente, sem muita preocupação com a técnica e acabamento. Você vai aprender principalmente batidas, sequências, dedilhados, etc para tocar músicas populares. Pode até aprender a ler partituras, solfejo e a fazer alguns solos. Depende do método usado e da sua exigência musical.

A postura para se tocar violão popular, normalmente utiliza a perna direita para apoio do instrumento, cruzada ou não. Se o violonista tem uma formação mais refinada, às vezes usa também um apoio do pé, para se sentir mais confortável com o instrumento.

postura violao popular Qual a Diferença entre Violão Popular e Clássico

Postura muito usada para violão popular

O violão popular muitas vezes é considerado “mais simples” do que o erudito. Alguns colocam esse ponto como uma diferença entre Violão Popular e Clássico. Mas isso nem sempre é verdade…

Os músicos que estudam violão popular tendem a progredir mais em assuntos como harmonia, improvisação, e nas técnicas que giram em torno de seus ritmos populares, na maioria das vezes lendo cifras e tablaturas.

Na música popular, o violão pode ser tocado com palheta ou com os dedos; essa decisão depende exclusivamente do gosto, do estilo e do objetivo do instrumentista.

Outro ponto que determina uma diferença entre violão popular e clássico é o tipo de encordoamento usado. O violão popular é comum o uso de CORDAS DE AÇO, com corpo largo ou fino, com braço largo ou fino, e de baixo custo ou alto custo.

 


Características do Violão Clássico ou Erudito


O “Violão Clássico”, também conhecido como “Violão Erudito”, geralmente toca músicas instrumentais, ou seja, SEM a presença de uma voz humana cantando uma letra. Mas isso não é regra geral.

Na música clássica, o mais comum é o violão não ter a companhia de nenhum outro instrumento musical também. Para isso damos o nome de “VIOLÃO SOLO”. Normalmente, para esse violonista é imprescindível o aprendizado e uso de partituras.

Por isso, há um grande desenvolvimento da leitura musical, do solfejo e da divisão rítmica pelas pessoas que optam por tocar peças eruditas.

O violão clássico ou erudito sempre tem CORDAS DE NYLON, para facilitar a execução e a parte técnica, que é bem mais exigente do que no violão popular e isso é uma boa diferença entre violão Popular e Clássico

O violonista clássico, quase sempre toca seu violão sem a companhia de outros instrumentos musicais, e então precisa tocar a melodia junto com a harmonia (ou acompanhamento) ao mesmo tempo. Isso exige uma técnica muito apurada e muita dedicação ao instrumento.

Essa combinação de melodia x harmonia simultâneas no violão, é uma das principais características da música clássica ou erudita, escrita para o instrumento.

Mas nem sempre o violão clássico está sozinho ao tocar músicas eruditas. Existem casos em que ele faz apenas acompanhamentos para outros instrumentos, ou para a voz humana.

Existem violões específicos, às vezes feitos por um Luthier, no que se refere a sonoridade e também quanto à técnica, para se adequar aos diversos estilos e repertórios da música erudita.

Alguns MODELOS DE VIOLÕES eruditos tem casas grandes e braços largos; outros o corpo ou caixa maior; e vários outros fatores que são usados ou definidos pelos violonistas profissionais, na busca de sonoridades específicas.

E existem muitas variações e tipos de composições diferentes, de acordo com o criador ou compositor de cada peça, e também conforme o período histórico.

Como as músicas clássicas geralmente exigem técnicas complexas para ambas as mãos, a maioria dos violonistas eruditos usam unhas grandes na mão direita (se forem destros). Outros usam até unhas postiças ou de porcelana…

O repertório da música erudita no violão abrange muitos estilos e compositores, como Carulli, Fernando Sor, Albeniz, Tárrega, Barrios, Villa-Lobos, entre muitos.

A postura para se tocar violão clássico é uma grande diferença entre violão Popular e Clássico. Geralmente a postura clásssica usa um “banquinho” ou apoio de pé, e na maioria das vezes o instrumento é apoiado na perna esquerda, para dar uma melhor firmeza na execução, para abertura de acordes e alcance nas casas mais agudas.

postura violao classico Qual a Diferença entre Violão Popular e Clássico (2)Postura usada para violão clássico

Mas novamente, isso não é uma regra definida sobre qual perna é a correta para se apoiar o violão, seja no clássico ou no popular. Cada músico coloca o instrumento sobre a perna que achar mais confortável!

O violão erudito é muito conhecido como “Violão Clássico” pelo fato de o período do CLASSICISMO ter grandes compositores que marcaram a história erudita, no entanto existem outros períodos históricos com grandes compositores eruditos também.

 


Conclusão


A música, por ser uma forma de expressão artística, é algo difícil de colocar dentro de modelos e regras, e existem momentos em que é difícil determinar a diferença entre música clássica e música popular.

A mesma coisa acontece com a Diferença entre Violão Popular e Clássico, como vimos nos diversos pontos citados acima.

Para conhecer melhor as diferenças entre violão popular e clássico é importante também que você pesquise e ouça autores ou compositores que gosta, pois a vivência em algo te faz conhecer e aprender muito mais.

Se você quer aprender a tocar violão, e ESTAVA NA DÚVIDA quanto a estudar violão popular ou clássico, agora já tem uma boa referência sobre o assunto. Você tem uma excelente opção para iniciar seus estudos no Violão Popular neste Link 

E se você é um iniciante no violão, vale a pena verificar qual instrumento está mais de acordo com os ritmos e estilos musicais que gosta, afim de investir seu tempo e recursos num violão que atenda esses pontos. Confira então este artigo sobre os modelos e tipos de violões existentes!

Deixe sua opinião ou comentário abaixo!

0