Ligue (11) 3924.2320 ou 9 9366.3100 (WhatsApp) - Dias úteis das 10 às 18h

Q
Q

Ritmos no Violão o BaiãoRitmos no violão: Como identificá-los?

Existem diversos ritmos no violão, e é possível identificá-los nas músicas. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, para tocar violão não basta escutar uma música no rádio ou no CD e depois sair tocando…

Uma das coisas que é preciso, é estudar o ritmo ou batida usada e identificá-los nas músicas.

Para quem é iniciante, a princípio pode parecer um pouco difícil identificar os ritmos no violão, mas, com o tempo, é possível fazer esse tipo de treinamento.

Os ritmos no violão são variados, e alguns até bastante difíceis de serem identificados, principalmente se você está iniciando agora.

É importante que você leve em consideração que o violão é um instrumento musical completo, ou seja, ele será sempre um auxílio para você no momento de você passar a tocar uma música, seja a melodia, a harmonia ou o ritmo.

Mas o ideal é que os ritmos no violão também sejam algo intuitivo para você, e assim sua mente poderá te ajudar muito nesse sentido. Sempre que você escuta uma música, ela está na sua cabeça, certo? Portanto, use bastante a sua intuição nesse sentido.

Primeiros passos para identificar os Ritmos no violão

O primeiro passo quando você quer aprender um ritmo no violão é interiorizá-lo. Você poderá fazer isso escutando a música por diversas vezes e passar a entender o ritmo e, com o tempo, você passará a dominar esse ritmo ou batida no violão.

Interiorização do ritmo no violão

Para você identificar um ritmo no violão, você poderá fazer alguns exercícios que são bastante funcionais para esta prática.

Uma ideia é que você passe a escutar a música escolhida e comece a identificar partes dela com sílabas que indicam certos movimentos.

Um bom exemplo é você identificar esses movimentos utilizando TUM (para movimento do polegar no violão), TCHA (para movimentos de sua mão para cima) e TCHUM (para movimentos de sua mão no violão para baixo).

Isso realmente funciona e quando você passar a fazer, verá que é algo bastante vantajoso para a identificação dos ritmos no violão.

Você pode fazer esse tipo de exercício no instrumento por diversas vezes até conseguir identificar quais são os compassos da música, o andamento, o ritmo no violão e os estilos musicais. Todo ritmo tem suas acentuações próprias, e os tempos fortes e fracos do compasso é que definem isso.

Você verá que ao fazer este tipo de exercício, conseguirá diferenciar os ritmos no violão com mais facilidade.

O Método Bona Musical com 3 CDs ajuda muito nessa parte de identificação dos compassos, ritmos e acentuações que existem nas músicas. Vale a pena investir nele se você quer resultados mais rápidos.

Exercício para identificar os ritmos

Outro tipo de exercício que trará bastante benefício para você e te ajudará a identificar os ritmos no violão é a utilização de números no momento de interiorizar a música.

Esta interiorização da música, que é bastante intuitiva, como dito acima, pode ser também conseguida por meio de cantos. Pois o violão é apenas um instrumento que te ajudará a identificar os ritmos.

E você poderá cantar também, utilizando ao mesmo tempo a sua intuição. Isso será bastante educativo para a sua prática musical.

A forma de utilização de números para a identificação de ritmos no violão é bastante vantajosa também. Você poderá fazer esse estudo com números batendo palmas.

Vale a pena bater palmas, bater os seus dedos, bater na sua mesa ou em qualquer lugar que você se sinta confortável para identificar o ritmo no violão.

Esse tipo de prática de exercício é o que fará você interiorizar por completo os ritmos no violão, de uma música. Com o tempo você saberá diferenciar com facilidade um ritmo do outro.

Assim que você conseguir interiorizar o ritmo, você poderá pegar o instrumento e fazer as batidas no próprio instrumento. Mas, para isso, você deve se sentir bastante confortável com o ritmo e com o som que você percebeu naquela música.

É sempre importante que você se lembre que o ritmo está na sua cabeça e, com o violão, você somente passará a externá-lo…

Se você perceber que tudo está “dentro de você”, a percepção da música, a interiorização e o sentimento, já é um excelente caminho para que você consiga tocar violão e descobrir todos os ritmos no instrumento.

Quando você consegue sentir uma música por completo, dentro de você, você já está com uns 80% do ritmo definido.

A prática leva à perfeição

Somente com bastante treino você verá que é possível identificar os diversos ritmos no violão. E, com esse tipo de treinamento descrito, você acostumará a sua mente com a música primeiro e terá cada vez mais uma percepção melhor do todo, como os compassos, o andamento, o estilo, etc.

Para te ajudar a identificar os ritmos e batidas no violão, você tem também o Método Kit Ritmos no Violão. Este é um método que te ajudará bastante, e você poderá apender 33 tipos de ritmos e 64 batidas no violão com este kit.

O Kit Ritmos no Violão é realmente uma excelente forma para que você treinar e aprender Ritmos e Batidas, especialmente no violão, mas serve também para diversos instrumentos musicais. Além do mais, este kit vem com um DVD, que você poderá ver e rever várias vezes, até em câmara-lenta e com certeza assim ficará muito mais fácil de aprender, e você gostará bastante!

 

1
Olá, posso ajudar?
Clique e envie sua mensagem!
Powered by
0