Ligue (11) 3924.2320 ou 9 9366.3100 (WhatsApp) - Dias úteis das 10 às 18h

Q
Q

modelos e tipos de violõesVocê sabe quais são os modelos e tipos de violões mais usados atualmente?

Sem conhecimento sobre o assunto, muitas pessoas podem dizer que “violão é tudo a mesma coisa”. No entanto, a afirmação está longe de ser verdadeira.

Existem diversos modelos e tipos de violões, sendo que cada um deles é ideal para tipos específicos de música. E os tipos de cordas para violão também mudam bastante.

Existe o violão de seis cordas, que é o tradicional, o de sete cordas e até o de 12, popularmente conhecido como “viola”. Além disso, existem os modelos de violão folk, flat, dinâmico, elétrico, acústico, eletroacústico, jumbo, e muito mais.

Acompanhe abaixo todas as informações sobre o assunto e elimine as suas dúvidas sobre os modelos e tipos de violões.

Violão Tradicional

O violão tradicional possui seis cordas, que podem ser de aço ou nylon,  e é um dos modelos mais utilizados. Sem plug para ser conectado às caixas de som, esse é um modelo de violão que pertence à categoria dos acústicos.

Pode ser utilizado para tocar qualquer estilo de música, como o Samba, Choro, Música Popular Brasileira (MPB) e muito mais.

Com braços mais largos, é um modelo que se difere dos violões elétricos, que possuem um funcionamento semelhante às guitarras e precisam ser conectados em caixas de som, além de terem os braços mais finos e serem mais difíceis de tocar, no caso de você ser um iniciante.

Violão Flat

Usado muito pelos cantores, compositores e instrumentistas, o violão flat se trata de um modelo mais fino, entre os modelos e tipos de violões.

Normalmente, esse modelo possui cordas de nylon, mas pode ser encontrado, também, com cordas de aço. Assim sendo, apresenta um som de características mais suaves, devido às cordas de nylon.

Como é bastante apreciado pelos músicos eruditos, sertanejos e instrumentistas de MPB, o violão flat é comumente visto em apresentações de músicos em bares, festas e até igrejas.

Esse é um modelo mais indicado para músicos profissionais, portanto.

Violão de 7 cordas

Esse modelo é o único que possui uma corda a mais, sendo essa sétima corda mais grave que as outras. Conhecido por ser o “violão brasileiro”, o violão de sete cordas é bastante utilizado pelos músicos que tocam o Choro e o Samba, com a sétima corda afinada em Dó.

O 7 Cordas  é um violão que exige um bom conhecimento teórico e prático. Exige também empenho e dedicação para seu aprendizado.

Você, que aprecia o Choro e Samba, e que quer aprender a tocar o violão de 7 cordas, deve conhecer o Kit 7 Cordas e outros materiais de estudo disponíveis também.

Com esse Kit você tem um método e tanto ao seu alcance, que pode te oferecer importantes conhecimentos e dicas sobre o instrumento. Com ele, aprender a tocar o Choro e Samba fica muito mais fácil…

Violão Acústico

O modelo acústico está entre os mais apreciados entre os modelos e tipos de violões. Isso acontece porque o violão acústico não tem plug para ser conectado às caixas de som e, mesmo assim, apresenta um som maravilhoso.

Entre as opções que existem, esse violão pode ter cordas de aço ou cordas de nylon.

O violão acústico possui braços mais largos, assim como o modelo de violão tradicional. Trata-se de um tipo de instrumento que é ideal para iniciantes, já que os violões elétricos são mais difíceis de ser tocado.

Apresenta diversas versões, sempre com seis cordas e o que muda nos modelos existentes, é principalmente em relação ao corpo ou caixa do violão.

Violão Dinâmico

Trata-se de um modelo criado nos Estados Unidos, pelos idos da década de 20. O violão dinâmico está entre os modelos e tipos de violões que permitem um maior volume sonoro, ou seja, uma maior amplificação do som, bem diferente das características, por exemplo, de um modelo de violão tradicional.

A principal característica, para se reconhecer um violão dinâmico, são os cones de alumínio instalados no centro do seu corpo, sendo esses adereços os responsáveis por amplificar e modificar a sonoridade do instrumento.

Quer um Dicionário de 210 Acordes no Violão? É GRÁTIS!

Violão Folk

Ideal para tocar ritmos como o do rock’ n’ roll, sertanejo e pop, entre outros, o violão folk possui seis cordas de aço e tem um corpo de tamanho maior em relação aos violões clássicos.

Essa característica – o tamanho do corpo do violão folk – é o que permite a evolução de um som mais estridente e mais volumoso.

Outra diferença em relação aos modelos tradicionais é que o violão folk possui braços mais finos e cordas mais “tensas”. Essa característica peculiar, no entanto, traz maiores dificuldades para a mão esquerda, e é devido a isso que o violão folk é utilizado por instrumentistas que possuem mais experiência com esse tipo de violão.

Violão Elétrico

Sendo o oposto do violão acústico, o violão elétrico apresenta um plug para ser conectado às caixas de som. Esse violão, se tocado de maneira acústica, praticamente não tem volume sonoro.

Com braços mais finos e funcionamento semelhante ao das guitarras, os violões elétricos são mais indicados por quem toca o instrumento já há algum tempo.

Violão de 12 cordas

Possui um timbre encorpado, uma sonoridade inconfundível, pois as cordas são agrupadas em duas, e proporciona uma base marcante.

Para solo, causa um efeito de 2 violões. Ele é indicado para músicos intermediários e avançados, e normalmente é tocado com palheta.

A afinação deste violão pode variar, mas normalmente segue a seguinte sequência: as primeiras são afinadas como o violão normal e as outras afinadas uma oitava acima, com exceção da primeira e segunda corda que continuam sendo a Mi e a Si.

Usando esta afinação, o violão de 12, pode ser tocado normalmente, sem a necessidade de alterar os acordes.

Quais modelos e tipos de violões você mais gosta? Deixe seu comentário pra gente saber!

1
Olá, posso ajudar?
Clique e envie sua mensagem!
Powered by
0