O Jeito Certo de Iniciar e Aprender Violão

Eu sei que iniciar e aprender Violão não é simples e fácil como fazer uma “batucada numa caixa de fósforo”, como você viu no vídeo… Você também sabe disso.

Muitas pessoas começam a estudar violão, mas logo param ou desanimam e não conseguem ir adiante. E não é por falta de força de vontade! Muitas vezes é por falta de um método correto. Isso é um fator muito importante…

E nessa fase inicial de estudos do violão, o MÉTODO CORRETO é decisivo!

Quer ver um exemplo? Vou mostrar a seguir um tipo de partitura muito comum por aí. Acho que essa notação nem deveria ser chamada de “partitura” pois é muito “tosca”… mas ela roda por ai… veja abaixo:

Essa é a “escrita” da música Chalana, que a gente encontra por aí. Na verdade, isso não é uma partitura… isso é uma escrita muito pobre, muito tosca! Tem sinais que não dá pra entender; Sobre a letra da música tem os acordes ‘jogados’ meio aleatoriamente; a letra às vezes está mais juntinha, espaçamentos aleatórios; você não sabe quanto tempo permanece nos acordes;

Enfim, se você (ou quem quer que seja) não conhecer essa música, não vai conseguir tocá-la!!! Essa “partitura” assim tão pobre e “tosca” – que nem pode ser chamada de partitura – deixa a desejar muita coisa pra quem quer aprender violão e música de verdade!

E vou falar uma coisa pra você: Nem quem é músico profissional conseguirá tocar essa “partitura” se não conhecer bem a música antes.

Agora, o que eu quero te falar é o seguinte:

Existe um jeito bem MELHOR de escrever esta partitura, aliás, não só essa, mas todas outras. É a Notação Musical Universal. E eu vou mostrar agora pra você como ela é. Veja abaixo como uma música pode ser MUITO MAIS BEM ESCRITA, com clareza e precisão!

O Jeito Certo de Iniciar e Aprender Violão - Chalana

Baixe o Ebook Grátis Como Aprender Violão 3X Mais Rápido

Essa sim, é uma partitura BEM ESCRITA! Ela está no padrão Musical Universal; é uma partitura com LETRA E CIFRAS. Tudo dividido certinho, dentro dos compassos;

Veja que tem compassos só com harmonia – sem letra – onde apenas o violão é tocado; Tem sinais de repetição, para mostrar onde volta e repetem os trechos da música; Tem tudo que é preciso para você tocar a música corretamente. Tudo escrito na Notação Musical Universal.

E existe também outro formato de partitura, que é CIFRAS NA PAUTA. Veja abaixo:

O Jeito Certo de Iniciar e Aprender Violão - Chalana 2

Nele, as cifras são escritas dentro dos compassos na pauta, e não tem – não precisa! – a letra da música. Essa partitura tem todos os sinais musicais necessários para se tocar corretamente a música, mesmo SEM CONHECER A LETRA ou a melodia. Mesmo sem nunca ter ouvido a música, você conseguirá tocar com esse tipo de partitura!

O Jeito Certo de Iniciar e Aprender Violão

Todos esses sinais musicais, que são simples e meio intuitivos, a gente vai ver mais pra frente; como se interpreta e como se toca no violão. É bem fácil essa parte.

Você percebeu a diferença entre os tipos de escrita? Não dá pra comparar com aquela “tosca” que mostrei primeiro… Repare que você não precisa da letra da música! Na verdade, nem precisa conhecer a música pra tocar ela no violão!!!

Essa notação Musical Universal é muito precisa, exata e mostra tudo que é preciso pra tocar uma música corretamente.

Se você usa e conhece esse tipo de partitura, não precisa de mais nada pra poder tocar uma música assim escrita. Essa é a forma correta de escrever! É a Notação Musical Universal, usada por quem sabe música.

É só seguir as notações indicadas na partitura, e mais nada! Não há como trocar tempos, acordes, repetições, e tudo mais. Tá tudo no seu devido lugar! Basta vc saber as notações e a batida usadas e pronto!

Fica BEM MAIS FÁCIL ASSIM, NÃO É????

Esse é um grande SEGREDO que a maioria das pessoas não FALA pra você! Isso ajuda você muito no começo, porque você vai aprender do jeito certo! E isso facilita sua vida (musical) e seu aprendizado. Pode também FAZER você ganhar tempo nos seus estudos!!!

No Curso Básico para Iniciantes no Violão, todas as músicas, exercícios e partituras são escritos com a Notação Musical Universal, para você Iniciar e Aprender Violão do jeito Certo!

Nessa série que estou fazendo, vou contar pra você vários segredos que são importantes e vão ajudar você bastante no início do seu aprendizado. Agora você já sabe um segredo importante para agilizar seus estudos de violão. Mas tem vários outros!

Vamos ao tópico #2 agora!  Teoria e Prática precisam ter doses certas no início!

1
Olá, posso ajudar?
Clique e envie sua mensagem!
Powered by
0