Ligue (11) 3924.2320 ou 9 9366.3100 (WhatsApp) - Dias úteis das 10 às 18h

Q
Q

Livro Ritmos no ViolaoUm bom livro de violão pode sim, incentivar e despertar seu interesse musical, seja pela música popular ou erudita!

A combinação de sons faz parte do cotidiano das pessoas desde os primórdios da humanidade, em que até mesmo o barulho do vento, balançando as árvores, representava uma nova descoberta.

Com o passar dos anos, os homens aprimoraram cada vez mais os sons até chegarem às melodias que conhecemos hoje.

Não seria exagero dizer que todos gostam de música, já que existem diversos estilos e ritmos para todos os mais variados gostos, não é mesmo?

A maioria das pessoas não passa um dia sequer sem ouvir música, e há também aqueles que vivem exclusivamente das melodias, seja cantando, tocando algum instrumento ou mesmo compondo novas canções.

Atualmente, existem muitos instrumentos musicais que desempenham diferentes funções, mas que possuem um mesmo objetivo: produzir música!

Os instrumentos musicais são divididos em três tipos principais: de cordas (violão, violino, guitarra, contrabaixo, etc), de sopro (flauta, saxofone, trompa, etc) e de percussão (bateria, tambor, xilofone, etc).

Você deve concordar e saber que os instrumentos musicais mais populares no mundo todo são os de cordas, com destaque para a guitarra e o violão. Este último é um dos mais populares no Brasil e é a escolha de muitas pessoas que estão no primeiro contato com instrumentos musicais.

Isso porque o violão também é considerado um dos instrumentos mais fáceis de se aprender, mas não significa que não exija empenho e dedicação do iniciante.

Origem do violão

Historiadores relatam que o violão surgiu há mais de dois mil anos antes de Cristo. Desenhos arqueológicos antigos encontrados na antiga Babilônia mostram figuras de homens e mulheres tocando um instrumento bem parecido com o violão.

Se comparado ao atual violão, o instrumento dos desenhos só possuía algumas diferenças no corpo e no braço.

Assim como a maioria dos instrumentos de corda que você conhece, o violão deriva da lira, que antigamente era utilizada por egípcios e gregos, e também do alaúde e da vihuela.

O que nem todos sabem é que o verdadeiro nome do nosso conhecido violão na verdade é guitarra clássica. O nome “violão” é mais popular no Brasil do que em outros países.

O violão popular geralmente é feito de madeira, com um fundo e um braço, e é composto por seis cordas. Nesse instrumento, a contagem das notas musicais é feita da parte da mais fina: MI, SI, SOL, RE, LA e MI. Assim, o primeiro MI possui o som mais agudo, enquanto o último possui o som mais grave.

Além das cordas, o violão também é composto por: cavalete (retângulo inferior que segura as cordas), tampo (madeira da parte de cima), fundo (madeira da parte lateral), boca (abertura circular no centro), braço, traste (divisões de metal no braço), pestana (retângulo superior que segura as cordas) e tarrachas (em que é possível puxar as cordas e afinar o instrumento).

Quer um Dicionário de 210 Acordes no Violão? É GRÁTIS!

Como iniciar no violão? Com um bom livro de violão como método inicial!

Para aprender a tocar violão, antes de tudo, é preciso ter tempo e dedicação. Não é de um dia para o outro que se aprende a tocar um instrumento, portanto, também é preciso ter paciência.

Muitas pessoas preferem um bom livro de violão, como método para iniciar o aprendizado. É uma boa escolha, desde que antes você conheça bem o instrumento para não se atrapalhar com palavras muito técnicas. E tem centenas, ou milhares, de livros sobre o violão atualmente!

Se você quer aprender a tocar violão, uma boa dica é pesquisar e escolher um livro de violão que trate dos assuntos desse instrumento de forma prática e progressiva, e que atenda às suas expectativas de aprendizagem sem muita “enrolação”.

Após pesquisar e escolher o livro de violão que será sua base de consultas, referências e método que usará para aprendizagem, comece a conhecer as expressões referentes ao instrumento, e a “destrinchar” seu livro de violão.

O conhecimento teórico será tão importante quando o prático, principalmente para quem está começando. Quando achar que estiver pronto, comece a treinar no seu instrumento o que você aprendeu no livro de violão.

Método Kit Ritmos no Violão

Uma boa indicação para quem está nos níveis Básico ou Iniciante, é o Kit Ritmos no Violão, que está disponível na loja virtual Violão Samba e Choro. Além do livro de violão, o kit também vem com o material gravado em CD e DVD, em que é possível ver e ouvir todos os detalhes das canções.

Tudo que está gravado no CD e DVD do Kit, também está escrito no livro de violão. Assim você conhecerá 33 ritmos diferentes e aprenderá a tocar 64 batidas, de maneira completa, ou seja, escrita, em áudio e em vídeo.

Dentre os principais ritmos populares abrangidos no Método Kit Ritmos no Violão, estão os brasileiros (choro, marcha, baião, samba, frevo), os sertanejos (xote, valsa, balada, rancheira) e os internacionais (tango, mambo, bolero, polca, country).

O livro de violão desse kit, tem 46 páginas de cifras, pautas e tablaturas, com o objetivo de facilitar o aprendizado do iniciante. Além disso, o kit foi elaborado após diversas observações das principais dificuldades na hora de aprender a tocar violão. Assim, o método usado nesse kit está entre os melhores!

Mas se você já está em um nível mais elevado de aprendizado musical e deseja se aprimorar cada vez mais, conheça nosso Curso Intermediário Online de Violão, que possui diversos materiais para seu estudo e aprimoramento no violão e vai levar você a um novo nível no violão!

No site da loja é possível encontrar muitos itens com descontos imperdíveis, desde livros, CD’s e DVD’s e até mesmo cursos online e e-books.

0
1
Olá, posso ajudar?
Clique e envie sua mensagem!
Powered by