Você sabe Como Ler Símbolos Musicais de Saltos e Repetições nas Partituras?
Hoje vamos entender como Ler e Interpretar esses sinais, mas de uma maneira prática e didática!
Já vimos neste artigo que existem diversos tipos de partituras musicais. E seja qual for o tipo usado, uma partitura bem escrita, com a Notação Universal, define exatamente todos os detalhes para a correta execução da música.
As partituras escritas com a Notação Universal podem ter também alguns sinais musicais, universalmente usados para todos os instrumentos musicais, que podem facilitar a leitura e ainda reduzir bastante o número de folhas escritas (ou impressas).
Vários sinais de Saltos e Repetições nas partituras como o Ritornello, Coda, Casa 1, D.C. , Fade out e outros, facilitam e abreviam a escrita musical.
Assim, por exemplo, se vamos escrever uma música SEM esses sinais, e que tem 200 compassos no total, talvez ela ocupe 3, 4 ou mais páginas de papel… Isso dificulta a leitura, o posicionamento da partitura na estante musical (ou local usado para apoio) e até pode ser necessário virar algumas páginas para tocar a música até o final… Isso é complicado na maioria das vezes!
Por isso estes Sinais de Saltos e Repetições nas Partituras são importantes e facilitam muito a leitura da partitura.
Veja abaixo, em uma representação didática, diversos Símbolos Musicais de Saltos e Repetições nas Partituras, e como devemos Ler e Interpretá-los.
Como ler e interpretar os saltos e repetições acima
1. Comece no compasso nº 1 e siga até o nº 9 (casa 1 )
2. Volte ao início ( Ritornello) e siga até o compasso nº 6 , pulando daí para o nº 10 (casa II), seguindo até o nº 12
3. Retorne ao compasso nº 3 ( lê-se “Ésse”), siga até o nº 6 ( Salto para Coda ) e pule daí para o nº 13 ( Coda ), seguindo até o nº 15
4. Repetir várias vezes (Fade Out) os compassos nº 14 e 15 , abaixando o volume a cada repetição, até terminar.
Outros Símbolos Musicais de Saltos e Repetições nas Partituras
Como ler e interpretar os saltos e repetições acima
1. Comece no compasso nº 1 e siga até o nº 8
2. Volte ao início ( D.C.) e siga até o compasso nº 6 , pulando daí para o nº 10 (casa II), seguindo até o nº 12
3. Retorne ao começo, compasso nº 1, siga até o nº 6 ( Salto para Coda ) e pule daí para o nº 9 ( Coda ), terminando no nº 12
Ainda existem outros Sinais de Saltos e Repetições nas Partituras, mas que são bem intuitivos, como por exemplo o D.C. al Fine(do começo até onde está o sinal Fine), dois tipos de Salto para Coda (quando a música tem 3 partes ou mais), e outros. Mas estes mostrados acima são os principais e mais usados na música popular em geral.
Agora você já conhece e já sabe Ler e Interpretar todos os Sinais de Saltos e Repetições nas Partituras. Então é por a mão na massa, ou melhor, no seu instrumento musical e aplicar esse conhecimento daqui pra frente. Combinado?
Se quiser conhecer o método mais usado para aprender a ler e solfejar partituras, clique aqui!
Qualquer dúvida entre em contato, pois terei maior prazer em saber seus comentários.
Se gostou do artigo, deixe seu Comentário abaixo e Compartilhe!
perfeito esse ensino parabens abraçao…………….
Maravilha, muito claro as explicações parabéns
Amigo. É realmente essas aulas e exemplo que estou precisando. Tem como você me enviar
essas aulas com esses exemplos ou até mais se tiver? Se puder me atender eu agradeço.
Obs. Se tiver algum custo eu assumo esse custo. É só me passar valor e conta.
Aguardo respostas/ Muito obrigado
Eu leio bem estudo o bona e venho treinando estes macetes! Grato valeu!
Maravilha, Joelson! Estudar música é tão bom quanto tocar.
No segundo exemplo alí, no passo 2. por que pula do 6º compasso pro 10º? Não seria pro 9º? Pq no 10º não tem nada indicando que deveria ser nele…
Pula para o compasso 10, onde tem a Coda
Mas o Coda está exatamente acima do compasso 9…
Na página está escrito: “Repetir várias vezes (Fade Out) os compassos nº 14 e 15 , abaixando o volume a cada repetição, até terminar.” mas, na verdade, o trecho em questão (abrangendo os compassos 14 e 15) será executado duas vezes, já que está envolto por um sinal ritornello… não é issso? O “fade out” não termina o número de execuções, apenas que elas serão atenuadas.. Ou estou enganado?
Quando tem a expressão “fade out” significa várias repetições desse trecho (entre os 2 ritornellos)