Ligue (11) 3924.2320 ou 9 9366.3100 (WhatsApp) - Dias úteis das 10 às 18h

Q
Q

Conheça os principais Tipos de Partituras Musicais Usadas

exemplo partitura violão Iniciante

 

Antes de falarmos dos principais tipos de partituras, você sabe o que é uma partitura musical?

Este tipo de escrita musical foi desenvolvido pela primeira vez na idade média e é usado para um registro preciso da melodia, ritmo e harmonia de uma música.

Partitura musical é um tipo de escrita bem completa, mas não se assuste, pois ela segue uma lógica e é fácil de ser interpretada.

Quem pretende entender e conhecer um pouco sobre música provavelmente já deve ter se interessado pelas partituras, não é mesmo? Afinal, esta acaba sendo a escrita musical mais completa existente, além disso, quando um músico diz não saber sobre as partituras automaticamente ele acaba perdendo um pouco da sua reputação, se tornando mais limitado musicalmente.

 

Partituras Musicais

 

O que muitos não sabem é que aprender as partituras é algo totalmente possível e não é difícil. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre este assunto e mostrar como este conhecimento em relação as partituras irão acrescentar em benefícios.

As partituras são responsáveis por registrarem idéias harmônicas, melódicas e sempre rítmicas, deste modo, assim como você já decorou o alfabeto e o som de cada letra, também precisará decorar o modo como cada nota é representada no papel, pois com as partituras você estará dominando uma nova linguagem.

Pauta e partituras

A pauta é a região a qual se escreve todas as notas musicais. Este lugar é formado por linhas, onde cada linha e cada espaço acabam sendo usados para representarem uma nota musical diferente. Repare, na figura abaixo, que existem 5 linhas presentes na pauta:

tipos de partituras

Clave de Sol

Ao longo da história os músicos foram escolhendo posições diferentes para as notas presentes nas linhas das pautas nas partituras e por isso acabaram inventando as claves, que nada mais são do que símbolos que servem para sinalizar a nota e toda linha de referência que se adota.

A clave mais utilizada para piano, voz e violão é a clave de sol, recebendo este nome pelo fato de informar que a nota que permanecer sobre a segunda linha chamará “Sol”. 

Baixe o Ebook Grátis Como Aprender Violão 3X Mais Rápido

11 Principais tipos de partituras musicais escritos com a Notação Musical Universal

 

Com certeza, após verificar todas essas dicas sobre os tipos de partituras musicais você irá se interessar ainda mais pelo assunto, por isso, busque sempre aprender e inovar os seus conhecimentos, pois é isso que faz toda a diferença.

Não há dúvida de que cada estudante de música começa com um monte de perguntas, especialmente no início do processo de aprendizado.

E uma dessas perguntas é sobre os diversos tipos de partituras que existem. Felizmente para você, alistei aqui os principais tipos de partituras que cada estudante de música precisa conhecer e entender, para depois poder estudar e tocar.

São inúmeros os tipos de partituras musicais, todos montados em cima de um pentagrama, mas podemos destacar os principais:

1- Partituras com cifras – tem apenas as cifras (ou cifrado) da música, permitindo ao músico ou estudante de música fazer o acompanhamento – a harmonia – de uma música

2- Partituras com letra e cifras – Tem a letra da música junto com as cifras; permite ao músico ou estudante de música harmonizar e também cantar a letra, se ele souber a melodia…

3- Partituras com melodia – Tem a melodia da música, que é o que mais define e nos faz lembrar da música

4- Partituras com melodia e cifras – Permite ao músico ou estudante de música harmonizar e solar a música

5- Partituras com cifras e linha de baixos – É a mais usada no Samba e Choro, pois além das cifras, tem a linha de baixos escrita – na pauta ou tablatura – e facilita fazer a “baixaria” e frases nos bordões do violão.

6- Partituras com tablatura – Permite ao músico ou instrumentista tocar a melodia de uma música, sem ler as notas musicais (a pauta). É um tipo especial de partitura.

7- Partituras com melodia e tablatura – Permite ao músico ou instrumentista ler a pauta ou tablatura, e identificar a região exata que cada nota será tocada no instrumento

8- Partituras com melodia, tablatura e cifras – Com essas 3 convenções, esses tipos de partituras permitem ao músico ou estudante de música solar, harmonizar e entender a região exata da melodia

9- Partituras com melodia e harmonia na pauta – É específica para cada instrumento musical, podendo ser escrita em uma ou duas pautas

10- Partituras com grade de instrumentos – É usada por maestros e arranjadores, e permite visualizar todos os instrumentos musicais envolvidos no arranjo feito

11- Partituras para percussão – São específicas para os instrumentos percussivos, mas obedecem as convenções e padrões de escrita quanto à divisão rítmica

Sinais e Convenções usados em uma partitura

 

Pauta musical – a pauta é composta por cinco linhas que possuem quatro espaços entre elas e são contadas de baixo para cima, do grave para o agudo. Cada linha e cada espaço representa uma nota musical diferente, geralmente representada por símbolos como bolinhas ou pelas claves.

Notas musicais – são sinais que representam a altura do som musical. Uma definição mais técnica é: Nota musical é um termo empregado para designar o elemento mínimo de um som, formado por um único modo de vibração do ar.

Tablaturas – geralmente usadas para solos de violão e guitarra, é o desenho do braço do violão deitado, representado por números;

Cifras – nas cifras usam-se as 7 letras maiúsculas iniciais do alfabeto – A, B, C, D, E , F, G – que representam as 7 notas musicais descritas: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si.

Sinais e Convenções – Existem muitos que são usados numa partitura. Entre os mais usados temos o sustenido, bemol, bequadro, ritornello, etc

Veja também neste outro artigo, Como ler Símbolos Musicais nas Partituras

Partituras para violão

 

Ao iniciar o seu aprendizado com o violão você aprenderá muitas coisas, como por exemplo, a segurar o instrumento, verificar se é melhor tocar com a mão direita ou esquerda, as convenções musicais, cifras, notas, acordes, ritmos, leitura de partituras, notas na pauta e tablatura, etc

Para ler uma partitura de forma correta é imprescindível que você saiba a sequência natural das notas musicais. Aprenda a ordem ascendente e descendente. Além disso, aprenda a identificar a posição de cada nota musical em seu instrumento, no caso, no seu violão.

As  partituras com melodia e harmonia na pauta são específicas para violão. Já as partituras só com cifras servem para todos instrumentos. Ou seja, dependendo do instrumento musical escolhido você vai usar um tipo de partitura.

Você precisa saber isso porque cada instrumento musical tem suas peculiaridades de escrita musical, e uma partitura para violão, por exemplo, pode mostrar detalhes exclusivos para a mão esquerda.

Já uma partitura para piano mostra duas pautas, para ambas as mãos. Uma partitura para sopro normalmente tem apenas a melodia escrita na pauta.

Isso ajuda você quando quiser estudar e tocar uma música, e tiver de escolher entre os diversos tipos de partituras pra aprender.

Se você quer aprender a ler, solfejar e entender facilmente os diversos tipos de partituras veja este artigo:Método Bona Musical com 3 CDsComo Ler e Solfejar partituras facilmente”

Quer aprender ou já estuda música?

 

Se você vai começar ou já é um estudante de música, ou especialmente de violão, e precisava de um pontapé inicial sobre os diferentes tipos de partituras, então este artigo já é um grande começo!

Certamente ele vai ajudá-lo a se aproximar de seus objetivos, que com certeza é saber tanto a prática quanto a teoria musical.

A propósito, se você está estudando música ou violão e ainda tiver dúvidas, veja este outro artigo, que tem mais informações  importantes:Cifras ou Cifrado: Como Ler, Entender e Tocar

Independente do estilo musical ou do instrumento escolhido, música faz bem para a vida. Escolha o que mais tem a ver contigo e mãos à obra! Existem várias formas de aprender e aproveitar!

 

Baixe o Ebook Grátis Como Aprender Violão 3X Mais Rápido

Olá, posso ajudar?
Clique e envie sua mensagem!
Powered by
0