Ligue (11) 3924.2320 ou 9 9366.3100 (WhatsApp) - Dias úteis das 10 às 18h

Q
Q

Cifras e CifradoO que são Cifras ou Cifrado?

Uma das primeiras coisas que você – que está estudando música ou violão – deve saber, é o que são as cifras ou cifrado.

Cifras são símbolos criados para representar acordes, de uma maneira prática.

Cifras ou cifrado são representações das notas musicais que, tocadas juntas, fazem ou compõem um acorde.

Em resumo, são convenções ou representações feitas para facilitar o aprendizado e leitura de partituras musicais, que mostram a harmonia de uma música.

As cifras são sete letras maiúsculas, que representam as 7 notas musicais já muito conhecidas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, La, Si.

Além disso são representadas por símbolos universais, números e letras, que podem ser lidos por qualquer músico ou musicista no mundo todo.

Cifras e Cifrado Universal

Na música, especialmente a popular, o conjunto de cifras é chamado de Cifrado Universal. Ele é aceito e usado em todo mundo.

Nele, as notas musicais são representadas pelas sete primeiras letras – maiúsculas – de nosso alfabeto e, mesmo não tendo um padrão rígido, as letras representarão sempre o mesmo acorde.

Por exemplo, a letra A representa o Lá, a B o Si, e assim por diante. Veja mais abaixo o quadro completo das letras, números e sinais usados nas cifras ou cifrado universal.

Além disso, as cifras sofrem complementos de sinais, símbolos e, até mesmo números, para que estejam em harmonia e definam exatamente um acorde.

Por exemplo, um acorde menor pode ser representado com uma das 7 letras maiúsculas, seguido por m, b5, 6, 7, 7M, 9, 11; Então, o acorde de Dó menor pode ter variações como Cm, Cm7(b5), Cm6, Cm7, Cm(7M), Cm9 ou Cm11.

Pode parecer complicado, mas, com prática e estudo, tudo fica mais simples, e você acaba fixando tudo, assim como se aprende uma nova língua.

Tipos de acordes e cifras

No geral, a cifra ou cifrado universal pode definir se o acorde é maior, menor, diminuto, aumentado, dissonante ou invertido.

O acorde maior é aquele no qual a cifra é apenas a letra que corresponde ao acorde, como o C que dignifica o Dó maior. Além disso, pode também se acrescentar o M maiúsculo depois da letra para designar que ele é maior, como o CM.

Já para o acorde menor acrescenta-se, portanto, o m minúsculo logo após a letra que corresponde ao acorde, como, por exemplo, o Cm para um dó menor.

Agora, se você quiser usar um acorde de quinta aumentada ou quarta, é preciso saber que, no primeiro caso, acrescenta-se o símbolo de 5+, ficando C5+ para um acorde no qual a quinta aumentada é a nota Sol. Já para acorde de quarta, coloca-se o 4, como C4 para o acorde de Dó maior com quarta.

Você que está estudando música, é preciso saber que existem ainda vários tipos de acordes que devem ser memorizados aos poucos.

Com um pouco de prática, paciência e persistência você irá dominar os segredos das cifras e do cifrado universal.

Notas básicas de um acorde – a Tríade

Mesmo parecendo que tudo isso é um “bicho de sete cabeças”, o importante é saber que os acordes são formados basicamente por tríades – conjunto de 3 notas apenas.

A tríade é um acorde “puro”, com três notas apenas, que pode partir de qualquer ponto da escala, e é também conhecido como acorde básico.

A Tríade é um tipo de acorde básico, com o qual você pode tocar qualquer harmonia. Assim, todos os acordes podem ser simplificados na Tríade.

Conforme a combinação dessas 3 notas saberemos se o acorde é maior ou menor. Se tiver mais notas, o restante são as alterações – que tornarão o acorde dissonante ou alterado.

Quadro completo das Cifras ou Cifrado Universal

Letras usadas:

A = Lá
B = Si
C = Dó
D = Ré
E = Mi
F = Fá
G = Sol

Números mais usados Junto com as cifras ou cifrado:

6                      7                      9                      11                    13

Principais sinais usados junto às cifras:

(    #     )     SUSTENIDO                                (   m    )      MENOR

(        )     BEMOL                                        (     º    )      DIMINUTA

 

EXEMPLOS DE ACORDES

CIFRA                                                    COMO SE FALA

C        ………………………………………  Dó  maior
Dm     ……………………………………..  Ré  menor
Eb        …………………………………….  Mi  bemol  maior
Bb        …………………………………….  Si  bemol maior
F#        …………………………………….  Fa  sustenido maior
Gbº     …………………………………….  Sol  bemol  diminuto
A 7       …………………………………….  La  maior com  sétima
Bm7    …………………………………….  Si  menor  com  sétima
C7+       …………………………………….  Dó  maior com sétima maior
Gm6     …………………………………….  Sol  menor  com  sexta
Em/ D  …………………………………….  Mi  menor com baixo  em  Ré

Unindo a teoria à prática

Para muitas pessoas, a música é um combustível. Para outras, uma válvula de escape, um modo de concentração ou uma verdadeira terapia.

Não importa qual o propósito de sua música, mas a verdade é que a maioria dos brasileiros já quis uma vez na vida aprender a tocar algum instrumento e sair por aí reproduzindo suas músicas preferidas ou, até mesmo, criando novas músicas ou melodias.

Entre os instrumentos mais procurados por quem quer aprender, está o violão, talvez porque ele é mais barato e pode ser adaptado de maneira mais simples ao seu bolso e necessidades.

Também o violão é completo quanto a questão rítmica e melódica, além de podermos leva-lo junto com a gente onde quisermos…

Mas é preciso saber, antes de mais nada, que, antes de aprender a tocar qualquer instrumento, é indispensável entender que estudo, paciência,  e treino são os tripés de qualquer iniciante na área da música.

Se quiser aprender online como entender e tocar as primeiras cifras, acordes e batidas no violão, e como praticar para atingir a perfeição, conheça agora o Curso Básico de Violão Online. Se você já toca violão e quer se aperfeiçoar, precisa conhecer o Ebook Violão Samba e Choro 1 e 2!

Para ajudar quem precisa visualizar tudo o que foi dito acima e começar a pôr em prática, você pode ver também este artigo “Qual o melhor livro de violão popular para começar?”

Veja também o artigo “Qual o melhor curso de violão para Iniciantes que poderá ajudar você a conhecer um pouco mais sobre o mundo das cifras e do violão. Vale a penar se informar!

1
Olá, posso ajudar?
Clique e envie sua mensagem!
Powered by
0